40 anos para a OMAL e 20 anos para a ACTUATECH: as duas empresas de Brescia lideradas pela família Bonomi celebram os sucessos do passado e olham para o futuro

Brescia, 12/02/21 - “2021 é para nós sinônimo de grandes realizações, pois estamos comemorando os 40 anos da OMAL e os 20 anos da ACTUATECH. Foram décadas de desafios difíceis, mas também de sucessos e importantes objetivos alcançados. Com coragem e perseverança continuamos a olhar para a frente, tendo como leme os valores em que sempre acreditamos: a paixão pelo nosso trabalho e pelos nossos produtos; respeito por nós mesmos, nossos colaboradores, nossos parceiros, pelo território e pelo meio ambiente que nos rodeia; e o senso de dever que incorpora a personalidade e mentalidade de nossas empresas. A solidez do nosso grupo, apesar das crises dos anos passados e dos últimos anos, tem garantido trabalho para funcionários e colaboradores; atenção à inovação e investimentos contínuos nessa direção tornaram nossos produtos cada vez mais controlados, seguros e responsivos a um mercado em constante evolução. Poder garantir todo o processo produtivo internamente nos deu aquele valor agregado que se traduz em produtos com atenção aos mínimos detalhes, desde o estudo técnico ao design. Tudo isso com uma visão global e internacional, aliada a uma profunda atenção ao território em que atuamos e ao meio ambiente que nos rodeia”. 

Com estas palavras Amedeo Bonomi, CEO da OMAL S.p.A. - empresa especializada na produção de válvulas industriais - e da ACTUATECH S.p.A. - fabricante de atuadores pneumáticos para movimentação de válvulas - quer comemorar a importante realização alcançada pelas duas empresas, fundadas respectivamente em 1981 e 2001.

Ambas nascidas na produtiva terra de Val Trompia e lideradas pela histórica família de empresários Brescianos Bonomi , a OMAL e a ACTUATECH conseguiram, ao longo do tempo, crescer, se consolidar, investindo na pesquisa e inovação. E hoje, com quase 200 funcionários nas quatro fábricas, todas localizados na província de Brescia (duas em Franciacorta -Rodengo e Passirano- e duas em Val Trompia -Villa Carcina e Sarezzo-), uma rede de fornecedores consolidada e local, e uma gestão dinâmica e atenta, celebrando décadas de experiência e profissionalismo com os olhos no futuro.

Com efeito, já se passaram 40 anos desde a extraordinária intuição de Agostino Bonomi (pai do atual CEO) de dar vida a uma empresa de processamento e produção de válvulas e atuadores industriais que tornariam a automação e customização dos produtos seu caráter distintivo. Uma escolha visionária e contra-corrente que teve sucesso e permitiu à OMAL, hoje uma verdadeira realidade internacional que recentemente abriu uma nova filial nos EUA, de se afirmar como líder na produção de válvulas industriais para os mais diversos setores: da de óleo & gás, passando pelos setores alimentício, químico e farmacêutico, elétrico e energético, até o setor naval. Crescimento e posicionamento a nível internacional também foi a meta alcançada em 20 anos pela ACTUATECH, especializada na produção de atuadores pneumáticos para os mais diversos setores, através de investimentos no setor de pesquisa e desenvolvimento para o aprimoramento de materiais, métodos de produção e controle, versatilidade de produção e uma abordagem flexível capaz de responder às necessidades dos mercados internacionais.

O grupo assenta as suas raízes em sólidos pilares que permitiram à OMAL e à ACTUATECH se tornarem, nos últimos anos, uma referência no setor, não só do ponto de vista produtivo, mas também ético e social. Solidez empresarial, gestão interna de todo o processo produtivo, atenção aos detalhes e cuidado com o design nos produtos, investimentos em automação e digitalização, confiabilidade, soluções completas, visão global dos mercados, suporte ao território em que atuam e um processo de produção em nome da proteção do ambiente e olhando para as gerações futuras: estes são os fatores-chave para o crescimento e o sucesso das duas empresas.

“Estamos cientes - explica Bonomi - de que é nossa responsabilidade produzir de forma sustentável e estar na vanguarda para enfrentar os desafios urgentes do progresso. É por isso que continuamos a nos engajar com os produtos e serviços que criamos, com os meios e recursos que empregamos e por meio dos valores que representamos ”.

Uma sustentabilidade que a OMAL, certificada BCorp desde 2017 e a ACTUATECH buscam em todas as esferas: econômica, social e ambiental, construindo seus próprios objetivos e medindo seu desempenho em conformidade com os princípios do Global Compact e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

“Nosso objetivo é melhorar a vida por meio da inovação, melhorando o desempenho e o consumo de energia dos nossos produtos para fazer a nossa parte na construção de um futuro energético mais sustentável. Trabalhamos para o cuidado e a proteção do meio ambiente através da otimização das emissões de CO2 da nossa organização e da criação de uma cadeia de suprimento sustentável, desde a seleção dos nossos fornecedores, até o envolvimento em projetos de otimização dos recursos utilizados e economia circular. Além disso - acrescenta o CEO do Grupo - em nome da segurança e da responsabilidade, respeitamos os regulamentos e as pessoas; queremos gerir um negócio seguro, responsável e rentável, garantindo a todos perspectivas, oportunidades de trabalho e carreira iguais, reconhecendo méritos e competências. Como já fazemos há anos, continuaremos a nos comprometer com paixão para que nosso negócio gere valor para os nossos stakeholders, incentivando o crescimento dos nossos colaboradores e gerando efeitos positivos para a comunidade que nos rodeia ”.

Apesar do seu âmbito internacional, as duas empresas estão de fato fortemente enraizadas no tecido social e econômico de Brescia : importantes investimentos imobiliários, combinados com as muitas iniciativas filantrópicas e patrocínios de clubes esportivos locais, colocaram a OMAL e a ACTUATECH na vanguarda do apoio ao território da província de Brescia, em particular nas áreas de Franciacorta e Val Trompia, onde estão localizadas as fábricas.

“Acreditamos - conclui Bonomi - que o verdadeiro valor de uma empresa é a reputação que conseguiu construir ao longo dos anos graças ao trabalho diário, às relações que conseguiu criar e à capacidade de corresponder às expectativas dos seus stakeholders. Estamos orgulhosos do que alcançamos até agora e continuaremos a perseguir os novos objetivos que nos propusemos com paixão, respeito e senso de dever”. 


Amedeo Bonomi
OMAL S.p.A. and ACTUATECH S.p.A. CEO


Press Release Anniversary OMAL 40 - ACTUATECH 20 - ENG.pdf